Resenha: Liderança e motivação (Vera Lucia Cavalcanti)
Vera Lucia Cavalcanti
Evolução dos níveis de consciência corporativa e dos níveis de consciência da liderança:
Sete níveis de consciência Corporativa
Bem comum
Sete níveis de consciência de liderança
Sociedade
7
Sábio/Visionário
Comunidade
6
Parceiro/Servo
Organização
5
Colaborador
Transformação
4
Facilitador
Auto-estima
3
Administrador
Relacionamento
2
Paternalista
Sobrevivência
1
Autoritário
O modelo dos sete níveis de consciência corporativa de Barrett (2000) hierarquiza as necessidades da organização, partindo da premissa que as organizações, assim como as pessoas, também têm necessidades nas dimensões física, mental emocional e espiritual que precisam ser satisfeitas.
Fase 1: Sobrevivência / Líder autoritário – foco de atenção é a lucratividade, líderes com necessidades de controlar, pois temem soltar as rédeas do poder pela dificuldade em confiar nas pessoas. Há baixa preocupação com as necessidades individuais.
Fase 2: Relacionamento / Paternalista – preocupação em manter um bom relacionamento com os funcionários. Os líderes tornam-se paternalistas pela necessidades de serem aceitos.
Fase 3: Auto-estima / Administrador – necessidade da organização de ser percebida pelo mercado como a melhor no que faz. Líderes administradores, direcionados ao cumprimento de metas organizacionais.
Fase 4: Transformação / Facilitador – organização que pensava no seu bem próprio, passa a pensar no bem comum. A tirania do resultado financeiro cede lugar a uma nova medida de sucesso, missão, valores são reconhecidos. Os líderes tornam-se facilitadores, concentrando-se no desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal, solução de conflitos e desenvolvimento de equipes.
Fase 5: Organização / Colaborador – construção e manutenção de uma cultura valorizadora de seu pessoal (confiança, transparência e espirito de equipe). Líderes buscam significado do seu papel como gestores de pessoas.
Fase 6: