Prática de Produção de Texto
A finalidade do trabalho com produção de textos é formar alunos capazes de escrever textos coerentes, coesos e eficazes. Que saibam relacionar o gênero do texto com seus objetivos, elaborar resumos, fazer anotações durante uma exposição, que consiga expressar o que sente e pensa através da escrita, que seja capaz de revisar seu texto e reescrevê-lo até que esteja satisfatório.
O acesso dos alunos a vários tipos de textos escritos é fundamental para que ocorra esse aprendizado, o aluno precisa se arriscar a escrever, escrevendo o que sabe e como sabe para receber assim a orientação adequada de quem já sabe. A escrita não pode inibir os alunos ou afastá-los principalmente nas primeiras experiências com a escrita, pois esse é um caminho para que o aluno se transforme em um cidadão da cultura escrita.
É necessário que esse trabalho de produção aconteça assim que o aluno chegue à escola, que ele escreva mesmo que não convencionalmente. Isso evitara que os alunos cheguem mais lá na frente como se vê muito hoje, fazendo produções sem sentido, escrevendo historias que não contam nada, escrevendo cartas que não parecem cartas, produzindo textos argumentativos que não argumentam nada etc.
Portanto para produzir bons textos é necessário uma prática continuada de produções de textos na sala de aula: é preciso oferecer textos escritos de boa qualidade, ocorrer a leitura de textos realizadas pelo professor, os alunos precisam escrever antes mesmo de entender a grafia, ouvir alguém narrando o que ele escreveu, produzir textos em grupos onde os alunos compartilham as atividades, situações em que um aluno produz, outro dita, outro escreve e outro revisa ,e claro o dialogo entre professor e alunos onde se discute as dificuldades, tira-se as duvidas, etc.
Há varias didáticas importantes que podem ser trabalhadas na produção de textos:
Projetos: Através dos projetos os alunos produzem textos de forma contextualizada: projetos exigem leitura,