129500290515
2098 palavras
9 páginas
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – TGA IA palavra Administração vem do latim, ad (junto de) e ministratio (prestação de serviço) e significa a ação de prestar serviço ou ajuda.
Modernamente, administração representa todas as atividades relacionadas com o planejamento, organização, direção e controle. Sejam elas empresariais, governamentais, institucionais, domésticas, etc.
A moderna administração surgiu no início do século XVIII, quando os engenheiros Taylor (focado na organização das tarefas dos operários), e Fayol (focado na estrutura organizacional) e suas teorias (administração científica, e Clássica respectivamente), dominaram as cinco primeiras décadas do século passado e exercem forte influência no panorama administrativo até os dias de hoje.
A administração é uma ciência social aplicada fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos.
O Estágio atual da Administração
No nosso curso serão estudadas diversas teorias e seus diferentes enfoques
Cada teoria surge em resposta à algum problema enfrentado pelas organizações
Essas teorias nos ajudarão a saber onde estão os problemas das organizações e o que fazer para resolvê-los
De certa forma TODAS as teorias atendem às necessidades da organização e apresentam soluções aos problemas encontrados
Nossa matéria estuda a administração de empresas e demais tipos de organização do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis:
T – Tarefas
E – Estrutura
P – Pessoas
A – Ambiente
T – Tecnologia
O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo.
Cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes.
Modificação em um provoca modificações em outro.
A adequação