Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é um instrumento que indica a origem de todas as variações que ocorrem na conta caixa e equivalentes de caixa. Indicando todas as entradas e saídas, ela é essencial para o processo de tomada de decisão financeira de uma organização.
Tendo como finalidade reduzir substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução das despesas financeiras. Afinal toda a empresa deve ter seu acompanhamento dos seus resultados, avaliando seu desempenho, fazendo com que sejam feitos ajustes necessários. Objetivo
As demonstrações de fluxo de caixa tem como objetivo gerar informações sobre as entradas e saídas de caixa de uma empresa em um período contábil. Assim proporcionando aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa assim como suas necessidades de liquidez.
As decisões que os usuários tomam exigem avaliação da capacidade de gerar caixa equivalentes de caixa, mostrando informações sobre alterações históricas de caixa equivalente de uma entidade por meio de demonstrações que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
Método Direto
Conhecido como abordagens das contas, classifica os recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgados. A vantagem desse método é que permite gerar informações com base em critérios técnicos, eliminando, assim, qualquer interferência da legislação fiscal. As principais informações sobre as principais classes de recebimento brutos e de pagamentos brutos podem ser obtidas: dos registros contábeis da entidade; ou ajustando as vendas, os custos das vendas, e outros itens da demonstração do resultado referentes
(i) mudanças ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;
(ii) outros itens que não envolvem caixa; e
(iii) outros itens cujos efeitos no caixa sejam fluxos de caixa