Fluxo de caixa
LISTA DE ILUSTRAÇÃO
Quadro 1: Origens e Aplicações Básicas de Caixa................................................
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................5
1 FLUXOS DE CAIXA................................................................................................6
1.1FLUXO DE CAIXA HISTÓRICO X PROJETADO.................................................6
1.2 ANÁLISE VERTICAL...........................................................................................7
1.3 ANÁLISE HORIZONTAL......................................................................................8
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO Entende-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo. (CAMPOS FILHO, 1997).
O Fluxo de Caixa assume importante papel no planejamento financeiro das empresas. Portanto, constitui-se num exercício dinâmico, que deve ser constantemente revisto, atualizado e utilizado na tomada de decisões. Normalmente a análise é realizada através de indicadores específicos, de acordo com cada projeto ou situação analisada, tais como: Valor Presente (Valor Atual Líquido), Taxa interna de retorno, Payback e Taxa Média de Retorno.
O Fluxo de Caixa constitui ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros, evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam sérias ameaças à continuidade das organizações.
A boa utilização da ferramenta fluxo de caixa também possibilita o conhecimento do grau de independência financeira das organizações, com base na avaliação do seu potencial para geração de recursos no futuro para saldar seus compromissos e para pagar a remuneração dos seus