Resenha durkheim
A- Objeto da Sociologia
1- Fatos Sociais - Emile Durkheim
Émile Durkheim contribuiu de forma peculiar no estudo da sociedade. Atribuindo ao fato social uma maneira diferente de estudá-la aplicando recursos experimentais, qualificando-a como uma espécie de “coisa”. Vejamos os conceitos, características e natureza do fato social segundo o autor supra citado.
Conceituação
Fato social é fruto das relações sociais, ou seja toda maneira de agir possibilitando sobre o individuo uma coerção ou repressão externa repercutindo de maneira geral na sociedade apresentando características como: exterioridade, coersitividade e generalidade.
Características do fato social 1- Exterioridade: É aquilo que transcede, independe do individuo gerando uma consciência coletiva que é definida como conjunto de maneiras de sentir, pensar e agir comum a média dos indivíduos de um grupo social ou de uma sociedade qualquer. Ex: A tourada espanhola; o costume de tomar banho todo dia no Brasil; Esta característica é exterior pois: a) independe da vontade do individuo. Como o dito popular “uma andorinha não faz verão” ou seja um individuo não consegue mudar mudar uma cultura cozinho, se um individuo falar que não vai tomar banho todo dia não vai mudar a opinião da sociedade. b) Independe da existência individual. Ela existe antes do individuo nascer e quando nasce vai assimilando aquilo que esta no meio externo.
2- Coersitividade: É tudo aquilo que é imposto ao individuo, uma repressão social que impõe ao sujeito um modo de vida preestabelecida que pode ser: positiva ou negativa. Positiva quando como por exemplo a criança é levada a escola onde recebe um treinamento para viver em sociedade. Negativa traz marcas negativas em um individuo como por exemplo antigamente só podia escrever com a mão direita e aquele que era canhoto tinha que se adequar a isto as vezes trazendo problemas psicologicos. Essa cersao pode ser sobre a consciência do individuo, portanto