Resenha Durkheim
Durkheim pode ser definido como um dos primeiros sociológos, foi o primeiro professor universitário de sociologia, o ambiente no qual ele viveu foi marcado pela Revolução Industrial e Revolução Francesa.
Segundo Durkheim a Sociologia pode ser definida como: “A ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. Ainda de acordo com o sociólogo, a mentalidade individual não é a mesma que a do coletivo, no entanto os fenômenos que constituem a sociedade têm sua forma de acontecer nas ações e mentalidade coletivas e não no individual, por isso que deve se procurar entender o coletivo e não o individual.
Os fatos sociais podem ser divididos em dois tipos que são:
• Maneira de agir: São os fatos sociais menos consolidados, como seria o caso de correntes sociais, movimentos coletivos, correntes de opinião, um exemplo seria atual seriam as manifestações que estão ocorrendo no país referente à não corrupção, melhores condições para educação, entre outros.
• Maneira de ser: Já a maneira de ser são os mais consolidados como as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos e os sistemas financeiros, entre outros.
Para que a sociedade continue no mesmo caminho e que todos respeitem essas maneiras, desde criança, as pessoas são educadas a seguirem tais regras para se adequarem a sociedade. Por isso a educação “cria o homem um ser novo”, ou seja, transformar o ser que antes era puramente natural, com isso se as maneiras de ser e agir precisam ser educadas isso comprova que essas maneiras são externas do indivíduo.
O fato social é oriundo do pensamento e ações coletivas, ou seja, o indivíduo tem que se “submeter” as regras impostas pelo coletivo, sua mentalidade não será diferente da sociedade a não ser que vários indivíduos tenham a mesma mentalidade de mudança e dessa nova mentalidade surja um produto novo.
Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser observados como coisas,