PGE I
A ciência tem nos dado o poder de controlar o comportamento humano e frequentemente esse poder tem aumentado. E é com o estudo experimental que chegamos a variáveis que são manipuladas. Porém esse controle além de ser impopular é visto como uma atitude egoísta. Considerando tais atitudes até aqueles que estão empenhados em controlar se receiam devido às críticas e quando são exercidos tem efeito aversivo. Existem três áreas que influenciam no livre exercício da análise científica, sendo eles: controle pessoal, educação e governo.
Controle pessoal
Como já foi visto, a pessoa que age de forma aceita pela sociedade é admirada, quando o contrário é criticado. A admiração é o fortalecimento de comportamentos que seriam fracos. São atitudes que estimulam a pessoa a repetir suas ações.
Técnicas de controle que utilizam a punição usam conceitos de responsabilidade e escolha como justificativa. Utilizamos a punição quando o comportamento é inaceitável, poréma retiramos quando acreditamos que não acreditamos que dará resultado. Logo, quando essa ação nos é imposta analisamos o tal comportamento, para decidir se é justo ou não punir; mas tudo isso é baseado no conceito de justiça, que como os outros não analisam as variáveis.
A sociedade não percebe que somos controlados o tempo todo, um exemplo disso é a liberdade pessoal, um indivíduotoma uma escolha e diz que ninguém o influenciou, porém não percebe que ao fazer tal escolha ele foi influenciado por uma ou mais variáveis que passou completamente despercebida, ou seja, há vários motivos acoplados em suas decisões, ela não vem totalmente ao acaso ou pelo simples fato de gostar.
Educação
Punição era uma medida muito utilizada nessa área, isso nos mostra que dessa forma os alunos não são ensinados, eles não aprendem, e sim decoram as informações como única maneira de fugir das punições. Na tentativa de cessar tais atitudes surgiu a educação progressiva que visa substituir essa medida por reforço