Cemento
MORFOLOGIA – UFPB
Histologia Odontológica
REFERÊNCIAS DA AULA DE DENTINA
1) Conteúdo dos slides (contido neste documento); 2) Capítulo de O Periodonto do livro “Mjör, I., Fejerskov, O. Embriologia e Histologia Oral humana.Panamericana: São Paulo, 1991.” (não contido neste documento). 3) Folheto “Embriologia Odontológica Aplicada” –ler o item 6 Ortdontia (contido neste documento).
- CEMENTO DENTAL ---
- Tecido dental duro que cobre a raiz do dente; - Composição: em peso – 65% de mineral, 23% de material orgânico e 12% de água; - Relação com outros tecidos: mais mineralizado que o osso e menos mineralizado que o esmalte e a dentina.
TIPOS DE CEMENTO - cemento primário ou acelular: formado durante a formação radicular e a erupção dental; - secundário celular: formado após estar completa a irrupção dental e responde a estímulos externos. Geralmente recobre o terço apical da raízes.
ENTIDADES ESTRUTURAIS
- cementoblastos; - cementócitos; - cementoplastos;
- pré-cemento; - união cemento-dentinária; - anéis cementários; - fibras da matriz e de Sharpey.
CEMENTO PRIMÁRIO - camada mais delgada depositada nas porções cervical e média da raiz; - não possui células dentro da matriz mineralizada;
CEMENTO SECUNDÁRIO - camada mais espessa cuja espessura aumenta com a idade mais do que a do cemento acelular. Possui cementócitos incluídos dentro da matriz mineralizada; - é formado em resposta a estímulos/agressões externas; - localizado no terço apical das raízes; - pode ser formado por fibroblastos próximos da camada de cemento; - estímulos: erupção dental, reabsorção dental, movimento ortodôntico, trauma oclusal e procedimento endodônticos.
CEMENTO E ESTIMATIVA DA IDADE DE CADÁVERES - os anéis cementários são usados para estimativa da idade de cadáveres; - é o meio mais confiável, apesar de não ser muito preciso; - cada conjunto de uma faxia clara e outra escura equivale a 1 ano de vida; -