Anatomia dental
A Odontologia é a ciência que estuda o sistema mastigatório dando ênfase no seu principal componente, os dentes. O conhecimento acumulado nos últimos anos obrigou a divisão desta ciência em áreas, mas isto de forma alguma a dissocia das ciências da saúde em geral tornando-a conhecimento indispensavel para a plena saúde, através da recuperação e prevenção das doenças da boca.
A Anatomia dental é um segmento da anatomia dedicado ao estudo da estrutura dental humana. Tanto o desenvolvimento, morfologia função e contato entre eles, denominado oclusão. Sua formação começa antes mesmo do nascimento e sua morfologia é ditada durante este tempo. A anatomia dental também é uma ciência taxonômica, mas está mais focada na divulgação dos nomes dos dentes e das estruturas das quais eles são feitos. Estas informações são de grande importância para o tratamento odontológico. Normalmente, existem vinte dentes decíduos, mais conhecidos como "dentes de leite" e trinta e dois dentes permanentes. Entre os dentes decíduos, dez são normalmente encontrados na maxila e os outros dez na mandíbula. Entre os dentes permanentes, dezesseis são encontrados na maxila e os outros dezesseis na mandíbula. A maior parte dos dentes têm características que os distinguem dos outros.
Desenvolvimento dentário
Radiografia infeior direita (da esquerda para direita) terceiro, segundo e terceiro molares, em estágios de desenvolvimento distintos. O desenvolvimento dentário é um complexo processo pelo qual os dentes se formam à partir de células embrionárias, crescem e irrompem. Em dentes humanos saudáveis esperam-se encontrar esmalte, dentina, cemento, e o desenvolvimento do periodonto durante o cresximento fetal. A dentição decídua começam a ser formada entre a sexta e oitava semana no útero, e dentes permanentes começam a formar na vigésima semana[1]. Se os dentes não começarem a se desenvolver nessas semanas, eles não irão se desenvolver ao todo. É amplamente aceito que não