CEMENTOS ARGOS
A Cementos Argos foi fundada há 70 anos na Colômbia e, se tornou a maior indústria de cimento do país, foi uma das pioneiras em boa governança da região.
Seu crescimento rápido e eficaz aconteceu porque seus fundadores perceberam que para construir uma indústria de cimento e ter um crescimento mais elevado precisariam de co-investidores. A prefeitura e a ferroviária foram seus primeiros parceiros. Dois anos depois, a empresa estava funcionando corretamente e criando vários projetos de indústrias e subsidiários.
No ano de 2005 a empresa Cementos Argos foi transformada numa holding (empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais) denominada de: Inversiones Argos S.A. Suas subsidiárias se uniram para formar apenas uma empresa de operação, a Cementos Argos S.A.
O conselho da Cementos Argos é apoiado por três comitês:
Comitê de Auditoria e Finanças: se dedica a supervisionar os processos de controle interno, assegurar a transparência das informações financeiras, acompanhar as atividades de auditoria interna e a oferecer suporte para o processo de tomada de decisão pelo Conselho;
Comitê de Nomeações e Remunerações: estabelece políticas de contratação, salários e desenvolvimento de pessoal-chave, propõe um plano de benefícios vinculado tanto ao desempenho individual como ao da empresa como um todo, este comitê está a cargo de revisar o plano de sucessão da diretoria executiva; e
Comitê de Questões Relativas ao Conselho: se ocupa das funções e responsabilidades dos conselheiros, do recrutamento de novos membros e da definição de políticas para assegurar uma composição adequada para o Conselho.
As metas da Cementos Argos é aprimorar cada vez mais o uso da governança corporativa e divulgar as informações sobre a empresa para maior confiabilidade dos acionistas e colaboradores. Outro desafio futuro é alinhar seu sistema de verificação conforme o Código de Ética.