Fluxo de caixa
Um fluxo de caixa relevante para um projeto é uma alteração do fluxo de caixa da empresa toda, que resulta da decisão de fazer um investimento. Esses fluxos são definidos em termos de alterações, ou incrementos do fluxo de caixa existentes na empresa e são denominados fluxos de caixa incrementais.
Nas decisões de orçamento de capital os principais componentes são o investimento inicial, as entradas de caixa operacionais e fluxo de caixa residual.
Investimento inicial
É a saída de caixa em um momento zero para a execução de um determinado projeto , ou seja, é o investimento expresso em dinheiro alocado inicialmente a um projeto.
Entradas de caixa operacionais
São as entradas de caixa ao longo da execução de projeto, após descontado o imposto de renda, isto é, são os recebimentos durante a execução de um projeto, após desconto do imposto de renda. Observe-se que não se incluem nas entradas de caixa operacionais as entradas de caixa verificadas a partir do encerramento do projeto, ou seja, o fluxo de caixa residual.
Fluxo de caixa residual
São entradas de caixa não operacionais após o encerramento do projeto , descontado o imposto de renda , ou seja, concluída a execução ou liquidação do projeto, o que for apurado com venda do ativo do projeto, deduzido o valor de venda do ativo velho,será o fluxo de caixa residual. Não representa recebimento pela operação do projeto, mas somente a liquidação (venda) de ativos.
O investimento inicial para projetos de expansão, substituição ou modernização deve levar em consideração os custos de locação, de aquisição de equipamentos e instalações, menos os resultados de vendas de equipamentos e instalações em uso (deduzido imposto de renda, se for o caso) e a variação de capital circulante líquido (caixa).
As entradas de caixa operacionais são representadas por dinheiro posto a disposição da empresa, não sendo restritas a lucro contábil. Observe-se que os encargos que representam