Fluxo de Caixa
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Cronograma do Projeto de Pesquisa 19
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS 1
LISTA DE TABELAS 2
1.1.Objetivos da Pesquisa 5
1.2.Justificativa 6
1.3.Viabilidade 7
1. Introdução
O Brasil é um país onde se abrem muitas novas empresas, porém a média de empresas que ultrapassam o período de cinco anos de existência, ou seja, a cada dez empresas que abrem cinco não conseguem completar ao menos três anos em atividade, através desta pesquisa buscamos encontrar uma solução ou o caminho para que esse número seja reduzido pois a taxa é muito alta de mortalidade nas médias e pequenas empresas brasileiras.
Isso faz com que o País perca cerca de mais de 2% do PIB (Produto Interno Bruto), são bilhões, só com o fechamento das micro-empresas e empresas de pequeno porte no estado de São Paulo além dos números de outros estados, este número é conseqüência do encerramento das atividades de mais de 78 mil empresas anuais em todo o país, a eliminação de vários postos de trabalho chegando a alcançar mais de 500 mil vagas, tendo um prejuízo de uma grande parte na poupança pessoal (capital investido) e da perda no faturamento anual.
FILHO, Ademar Campos. (1993). Entretanto, quando uma empresa por deficiência de planejamento e controle ou mesmo por combinação de condições adversas de mercado acumula valores significativos de contas a receber e a pagar em atraso, ela necessita de informações adicionais do fluxo de caixa para tomar decisões corretas.
Estes períodos se caracterizam por forte pressão sobre a área financeira, envolvendo contas a receber, contas a pagar e controle bancário. O dinheiro disponível é fortemente disputado entre fornecedores que enviaram títulos a cartório, a folha de pagamento dos empregados e alguns gastos que requer pagamento a vista. O “clima” na empresa torna-se pesado, e a falta de