Pratica de Leitura e Produção de Texto
Professor Doutor Marcelo Magalhães Bulhões
INTRODUÇÃO
1 PRIMEIRO CAPITULO
Em 1663, na Alemanha cidade de Hamburgo tem-se a primeira revista, “Edificantes Discussões Mensais”, criada pelo teólogo Johann Rust. A partir de 1672 surgem revistas de interesse geral ou ou temas variados na França onde assuntos diversos foram compilados sob o mesmo titulo, num forma leve com perfil de entretenimento.
As linhagens de revistas nos moldes que temos hoje ocorrem após 1830. O aumento das vendas propiciou a vinda de anunciantes. A partir dessa equação se estabeleceu propriamente o negócio de vender revistas – tanto os exemplares quanto os anúncios nelas publicados (CORREA, 2008).
Em 1923 nos Estados Unidos é criada a revista Time, The Weekly News-Magazine, norteada pela produção de conteúdo jornalístico disponibilizado durante a semana pelos jornais com o diferencial que recuperava as informações adicionando o contexto de sua ocorrência e a própria perspectiva editorializada do meio.
Segundo REIMÃO, 1996 as revistas semanais no Brasil dividem-se em três gerações:
1930 a 1945 - conteúdos de perfil político e interesse geral
1945 a 1960 - novos conteúdos como cultura, foto-magazines e imprensa coração (com fotonovelas)
1970 – informação, ou newsmagazines
No Brasil a primeira publicação data de 1927 com a revista semanal ilustrada O Cruzeiro, publicada pelo grupo Diários Associados, tendo como concorrente direta a revista americana Reader’s Digest, aqui circulando como Seleções (Mira, 2001).
Em 1938 o Grupo Abril lança a revista Diretrizes de conteúdo investigativo e critico persistindo até 1944. Já em 1952 o Grupo Bloch lança Manchete caracterizada pelas imagens que protagonizam a revista. Também surgem Senhor seguida de Fatos e Fotos.
Na década de 1960 o mundo ocidental foi marcado por grandes revoluções que repercutiram no Brasil,
A