Pcn lingua portuguesa
A Língua Portuguesa no ensino fundamental se organiza conforme as praticas sociais quando os indivíduos começam a conhecer seus conteúdos, transformam seus conhecimentos para usá-la adequadamente. A linguagem verbal é uma atividade que tem como objetivo produzir e compreender textos orais e escritos, portanto a finalidade da Língua Portuguesa é a expansão do uso da linguagem para se desenvolver bem a fala, escrita e a leitura, para organizar seus eixos básicos, ou seja, leitura e escrita em seu uso e suas formas se organizam em leitura pratica de leitura e produção de texto, para que saibam ler e interpretar o que foi escrito. Sequência e organização dos conteúdos. Os conteúdos têm uma sequência que devem ser apresentados seguindo critérios que possibilitem apresentação com continuidade, ou seja, os conteúdos são os mesmo, mas com aprofundamento para que tenha uma continuidade, eles são:
. Levar em conta o que já foi aprendido anteriormente.
. Aumentar a dificuldade dos conteúdos.
. Considerar os níveis de aprofundamento para saber como esta o nível de aprendizagem do aluno. Esses conteúdos são fundamentais para organizar e favorecer a aprendizagem da melhor maneira possível. Cabe a escola a responsabilidade de indicar os critérios de ensino de cada ciclo.
Os conteúdos de Língua Portuguesa e os temas transversais. A Língua Portuguesa juntamente com os temas transversais (ética, pluralidade, meio ambiente, saúde e orientação sexual), trabalharem conjunto com outras matérias abordando diversos temas, para que os alunos usem diferentes formas de linguagem para uma atuação construtiva e transformadora em ações reais para serem usados no dia-a-dia.
Os blocos de conteúdos e o tratamento didático.
Considerações a respeito do tratamento didático dos conteúdos. O conteúdo didático é uma relação entre o que ensinar e como ensinar. O conteúdo de Língua Portuguesa usa sempre o termo