Pratica e Produção de textos cientificos PPTC
1225 palavras
5 páginas
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroHistória – 1º período.
Tarefa 1
Tema de livre escolha: Saúde Mental
Hipótese:
É possível uma pessoa sem nenhum histórico de doença mental prévia, colocada em uma instituição total, como o manicômio, sofrer adoecimento psíquico?
Apresentar as referências:
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo, Perspectiva, 1999.
COSTA, Jurandir Freire. Historia da Psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro, Xenon Editora, 1989.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Do Hospício à Comunidade: mudança sim, negligencia não. Belo Horizonte - MG, SEGRAC, 1992.
AMARANTE, Paulo. Psiquiatria sem hospício. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1992.
AMARANTE, Paulo. Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 1994.
Fichamento objetivo ‘
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo, Perspectiva, 1999.
"O novato chega ao estabelecimento com uma concepção de si mesmo que se tornou possível por algumas disposições sociais estáveis no seu mundo domestico. Ao entrar, é imediatamente despido do apoio dado por tais disposições. Na linguagem exata de algumas de nossas mais antigas instituições totais, começa uma serie de rebaixamentos, degradações, humilhações e profanações do eu. O seu eu é sistematicamente, embora muitas vezes não intencionalmente, mortificado. [...]" (GOFFMAN, p.24) VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Do Hospício à Comunidade: mudança sim, negligencia não. Belo Horizonte - MG, SEGRAC, 1992
"O hospital psiquiátrico especializado já demonstrou ser recurso inadequado para o atendimento de pacientes com distúrbios mentais. Seu componente gerador de doença mostrou ser superior aos benefícios que possa trazer. Em todo o mundo, a desospitalização é um processo irreversível, que vem demonstrando ser o manicômio plenamente substituível por serviços alternativos mais humanos, menos estigmatizastes, menos violentos, mais terapêuticos. [...]" (VASCONCELOS, p.132)
AMARANTE,