ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS
ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS
BELÉM
2014
ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS
Trabalho apresentado ao curso de bacharel em teologia, no seminário Teológico da Assembleia de Deus, como forma avaliativa da disciplina Teologia Sistemática I – (Deus e Espírito Santo) sob a orientação do Professor: José Queiroz.
BELÉM
2014
Atributos Comunicáveis de Deus
1. Espiritualidade: Ele existe como Ser que não é feito de matéria, que não tem partes nem dimensões, incapaz de ser percebido pelos nossos sentidos corpóreos é mais excelente do qualquer outro tipo de existência. Deus não pode e não deseja ser comparado a nada, (Ex. 20:4-6); retratar a existência ou o modo de ser divino em forma semelhante a alguma coisa é conceber a Deus de modo terrivelmente enganoso e desonroso, por isso Ele mesmo zela por sua própria honra.
Deus é espírito, é uma espécie de existência superior, diferente de qualquer coisa criada(cf.Hb. 12:29 e Dt 4:23-24). Seria então essa “espiritualidade” divina um atributo incomunicável? Em parte sim, mas precisamos considerar que Deus nos deu um espírito no qual: Podemos adorá-Lo (cf.João 4:24; 1 Cor.14:14; Fp 3:3); Unimos-nos com o Espírito do Senhor (cf.1 Cor 6:17); O Espírito Santo se une para validar nossa adoção na família de Deus (cf.Rom. 8:16); Seremos levados à presença de Deus quando morrermos (cf.Lc. 23:46; Ec. 12:7; Hb 12:23; Fp.1:23-24.
De alguma maneira Deus nos comunica seu espírito de modo que se assemelha à sua natureza divina, sendo por isso apropriado conceber a espiritualidade de Deus como um atributo comunicável.
2. Inteligência
Deus conhece plenamente a si mesmo e todas as coisas reais e possíveis num ato simples e eterno (cf. Jó 37:16 e I João 3:20).Só aquele que é infinito pode conhecer plenamente a si mesmo”, pois o ser divino é infinito e