Teontologia
TEONTOLOGIA
PROFESSOR: OSVALDO
26/05/2014
Teontologia
Definição de Teontologia:
Teontologia (Théos: Deus + Ontos: Ente + Logos: Estudo – Estudo de Deus) é a ciência que estuda especificamente a pessoa do Deus Pai, Filho e Espírito Santo; bem como as questões de sua existência, criação, atributos, nomes e natureza.
Atributos comunicáveis;
São classificados como atributos comunicáveis aqueles que Deus compartilha com a humanidade, que também é chamado de Atributos Morais. Alguns exemplos de atributos comunicáveis são:
Amor;
Justiça;
Atributos incomunicáveis:
São classificados como atributos incomunicáveis aqueles que Deus não compartilha com a raça humana, que são atribuídos somente a Deus. Deus é auto existente, ou seja, não depende de algo ou alguém para existir, assim como seus atributos de onipotência, onisciência e onipresença.
Formas de negação da existência de Deus:
Segue abaixo listagem das formas mais conhecidas de negação da existência de Deus:
Ateísmo: Os ateus negam a existência de Deus ou qualquer divindade. Pode ser dividido em duas classes; o ateu prático: que não acreditam na existência de Deus e aplicam este pensamento em sua vida prática.
Os ateus teóricos aplicam sobre o conhecimento e raciocínio intelectual sua afirmação da não existência de Deus.
Agnosticismo: tem origem do grego “não saber”, os Agnóstico não nega a existência de Deus, porem acredita unicamente no que se pode apalpar e que o os fatos descritos a respeito de Deus não o podem fazer conhecido.
Deísmo: Origem do latim, Deus. O Deísmo admite a existência de Deus, porem rejeita a revelação ao homem.
Materialismo: apresenta a teoria que toda a realidade é matéria, que não existe seres espirituais, que o céu e inferno são estados terrenos de bem estar ou sofrimento.
Panteísmo: Deus é a natureza, onde o termo vem do theos: deus + pan: tudo. Deus é tudo e tudo é Deus.
Dualismo: Prega