Provas
O mundo mudou muito nas últimas décadas e continua mudando de forma ágil e constante, a informação segue velozmente e o conhecimento sofre alterações rápidas tornando necessário uma atualização constante não apenas nas estruturas organizacionais das empresas, para adaptar-se aos ambientes em contínua renovação mas também uma revisão ou correção de algumas legislações existentes.
No Brasil, a convergência às normas internacionais foi intensificada com a criação, em 2005, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Assim, tais pronunciamentos abrangem temas específicos, fornecendo orientações para os processos de mensuração, contabilização e divulgação pertinentes a determinadas operações, buscando a convergência aos padrões contábeis internacionais.
Com o objetivo de apresentar um breve histórico e os principais conceitos e aspectos da norma internacional de contabilidade IAS 17 enfatiza a operação de leasing que é conhecida sob a nomenclatura de arrendamento mercantil, avalia os pontos de aderência e as principais barreiras das novas disposições contábeis sobre as operações de leasing no cenário contábil brasileiro.
A IAS 18 que se refere em específico as receitas, estabelece os critérios para mensuração e recolhimento da receita, definida como aumentos de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de aumentos de ativos ou diminuições de passivos que resultem em aumentos no patrimônio líquido, que não se relacionem com contribuições de proprietários.
Sendo assim a IAS 18 é aplicada as receitas provenientes de transações e ventos relacionados à venda de bens, à prestação de serviços e ao uso por terceiros de ativos da entidade que produzam juros, royalties e dividendos.
A IAS 19 trata do registro contábil e da evidenciação relacionados com benefícios aos empregados, e a evidenciação devida pelos próprios planos de benefícios aos empregados, que estes são compreendidos como forma de remuneração concedida por uma entidade como