Provas piagetianas
O desenvolvimento humano, segundo Piaget (1975), é orientado por dois princípios básicos, a organização e a adaptação. Segundo esta ideia, ele afirma que as crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas, como a operação, uma manipulação de ideias que pode ser realizada de forma reversível. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, adote essas mesmas estruturas. Nesse processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para a sua ocorrência, a assimilação e a acomodação. A assimilação envolve os esforços de cada indivíduo para se relacionar com o ambiente, fazendo com que ele se ajuste às estruturas já presentes no organismo. A acomodação complementa a assimilação, ocorrendo quando as qualidades do ambiente não se ajustam com os conceitos já existentes.
Graças à acomodação, os conceitos são alterados em resposta às exigências ambientais (Piaget, 1975).
Piaget propôs testes, onde se incluem as tarefas de correspondência termo a termo e de conservação de substância, através dos quais se pode avaliar em que estágio de desenvolvimento se encontra a criança.
MÉTODO
Participante:
Lara* (nome fictício), nascida em 26 de junho de 2005.
Material: Neste trabalho foram utilizadas algumas provas Piagetianas.
Procedimento:
Com a permissão dos responsáveis legais, as provas foram aplicadas em uma escola privada da cidade de São Paulo, no mês de abril de 2012.
Ao dar início à avaliação, foi esclarecido à criança que lhe iria solicitar a realização de alguns testes, requerendo respostas às perguntas efetuadas, com a finalidade destas permanecerem descontraídas e não enviesarem os resultados.
PROVAS APLICADAS
1) PROVA DE CONSEVAÇÃO DE MASSA
I..MATERIAL: 12 fichas vermelhas 10 fichas azuis
II.PROCEDIMENTO:
1. Dispor sobre a mesa 6 a 8 fichas azuis, alinhando-as,e pedir à criança que faça outra fileira igual com as fichas vermelhas,