Provas Piagetianas
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
FACULDADE DO ACRE
CURSO – PSICOLOGIA
DISCIPLINA – PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I
2° PERÍODO
PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS
Gustavo Henrique, Matheus Souza
Patricia Fernandes, Luis Eduardo
Rio Branco, AC, Brasil
2013
Trabalho apresentado a Professora Izabella Medeiros
Da disciplina de Desenvolvimento Humano I
Da turma: 50720131B, 2° Período – Noturno
Do curso de Psicologia
Prova de Conservação de Quantidade de Matéria
Material: Duas caixas de Massa de modelar de duas cores
Aplicação: Duas massinhas de cores diferentes, fazendo duas bolinhas iguais. Em seguida, é perguntado à criança em qual das duas bolinhas ela acha que há mais massinha. Realizando a transformação, na frente das crianças: pegar a bolinha amarela e fazer no formato de bolinha. Perguntamos se há mais bolinha vermelha ou na cobrinha amarela.
Aplicado com Ana Clara Lira, 09 (nove) anos de idade, uma criança que se encontra no estado Operatório.
Ao aplicar o teste de Conservação de massa, foi observado que a criança ao responder as perguntas sobre a massinha levou em consideração inicialmente a forma da massinha, como dito por ela quando uma massinha estava em forma de bolinha e outra em forma esticada. Tempo depois ela passou a levar em consideração a quantidade de bolinhas formadas, quando havia mais bolinhas, havia mais massa. E por ultimo ela levou em consideração a massinha não está mais dividida.
Conclui-se que mesmo estando entre a idade de uma criança no estado Operatório, ela ainda não tem uma conservação de massa.
A Teoria Piagetiana
Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. Para diagnosticar problemas de conservação ocorridos nos estágios pré-operatórios e de operações concretas, Conservação é definida por Piaget como a