Provas piagetianas
APRESENTAÇÃO O desenvolvimento humano segundo Piaget é um processo contínuo que começa com o nascimento e é dividido em quatro períodos amplos: Sensório motor (0 a 2anos), Pré Operacional (2 a 7 anos), Período das Operações Concretas (7 a 11 anos) e Período das Operações Formais (11 a 15 anos), onde a cada estágio a criança vai adquirindo novas habilidades, todas as elas atravessam os estágios na mesma ordem e não pulam estágios, no entanto, o ritmo pelo qual atravessam os estágios variam de criança para criança. Com o objetivo de conhecer mais sobre as teorias piagetianas baseadas nos princípios de conservação de quantidade de substancia, aplicamos em 02 (duas) crianças com 04(quatro) e 07 (sete) anos provas piagetians onde pudemos conhecer por meio das suas respostas e argumentos os caminhos percorridos para chegar às suas conclusões.
BREVE RELIASE SOBRE AS TEORIAS PIAGETIANAS O ser humano passa por diversas transformações no decorre da sua vida. Segundo a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget, cada período de desenvolvimento da criança é caracterizado por aquilo que de melhor o individuo consegue fazer nessa faixa etária.
1º período: Sensório-Motor (0 a 2 anos);
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos);
3º período: Operações Concretas (7 a 12 anos);
4º período: Operações Formais (11 ou 12 anos em diante) No período sensório-motor, a criança normalmente se utiliza de reflexos que melhora com o tempo, por volta de dois anos ela evolui e passa a ser mais ativa em relação aos objetos e grupo de pessoas a que a cercam.
No período pré-operatório, começam a aparecer às primeiras linguagens, logo a criança começa a interagir com o grupo social em que vive, mas ainda não domina as palavras, por isso a maior parte do seu repertório é imitação.
No período das operações concretas inicia a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam coordenar pontos de vistas