prova
Questão 1:
Um dos temas que ainda precisamos enfrentar na atualidade é a presença de trabalhadores submetidos a condições de trabalho indignas. O trabalho escravo é uma triste realidade que precisa ser reconhecida e combatida.
Primeiramente leia a reportagem sobre trabalho escravo.
a- Pesquisa e apresente outra situação de trabalho escravo em nosso país. Não esqueça de indicar as referências. (1,0 ponto)
Resposta:
Após uma denuncia fiscal, foi encontrado em uma fazenda localizada Gameleira, no município de Riachão das Neves, na região oeste da Bahia, homens se submetendo ao trabalho escravo. Trabalhando 12 horas por dia, sem luvas, sem sapatos, sem equipamentos adequados.
b- A partir dessa reportagem e com base nos conteúdos estudados na disciplina desenvolva um texto, apontando como tal realidade pode ser interpretada, utilizando o referencial teórico de Karl Marx (3,0 pontos).
Obs. Faça sua resposta em um texto de 6 a 8 linhas.
Resposta:
sobre a escravidão na Bahia, e baseando-me na teoria de Karl Marx, a condição de trabalho (escravidão) em que esses trabalhadores se encontravam se da pelas suas relações sociais. Suas condições materiais, é o determinismo desta situação, e estabelecem o modo como essas pessoas agem, pensam, sentem e se comportam. Para Marx, a igualdade natural não existia, sendo que em uma sociedade capitalista, as relações de produção provocam desigualdades sociais, formando classes sociais. As relações de produção podem ser: cooperativas, escravistas e servis.
c- A situação apresentada fere os direitos humanos. Assim, diante do contexto apresentado, aponte quais formas de direito são feridas, justificando sua resposta. (1, 0 ponto)
Obs. Faça sua resposta em um texto de 6 a 8 linhas.
Resposta:
Na antiguidade a escravidão era tratada como algo normal, vivido por todos. Porém, muita coisa mudou. Hoje o trabalhador tem o direito do livre acesso à escolha de emprego. Tem o direito de