Prova
BATERIA DE EXERCÍCIOS – 2º TRIMESTRE
LITERATURA – 2º ANO
REALISMO E NATURALISMO NO BRASIL
Texto para as questões 1 e 2.
Os olhos riam destilando uma lágrima de desejo; as narinas ofegavam; adejavam trêmulas por intervalos, com a vivacidade espasmódica do amor das aves; os lábios, animados de convulsões tetânicas, balbuciavam desafios, prometendo submissão de cadela e a doçura dos sonhos orientais. Dominada então pela oferta abusiva, de repente abatia-se à derradeira humilhação, para atrair de baixo, como as vertigens. Ali estava, por terra, a prostituição da vestal, o himeneu da donzela, a deturpação da inocente, três servilismos reclamando um dono; apetite para esta orgia rara sem convivas!
Raul Pompéia. O Ateneu
1. Nesta cena de volúpia, a descrição dos olhos, das narinas e dos lábios de uma mulher que se entrega ao desejo sexual, possui fortes traços naturalistas.
a) Exemplifique-os.
b) Explique em que consiste o Naturalismo da descrição.
c) As expressões ―prostituição da vestal‖, ―himeneu da donzela‖ e ―deturpação da inocente‖ referem-se a que contradição presente na personagem assim caracterizada?
2. Assinale a alternativa correta.
a) A personagem descrita no fragmento é Ângela, a camareira de d. Ema, que na obra personifica o desejo sexual reprimido, sublimado.
b) A personagem descrita no fragmento é Ema, de quem Ângela é camareira e que na obra personifica o desejo sexual reprimido, sublimado.
c) A personagem descrita no fragmento é Ângela, a confidente de d. Ema, que na obra personifica o desejo sexual reprimido, sublimado.
d) A personagem descrita no fragmento é Ângela, a camareira de d. Ema, que na obra personifica caricaturalmente o desejo sexual feminino.
e) A personagem descrita no fragmento é Ângela, a camareira de d. Ema, que na obra personifica o desejo sexual feminino sadio e satisfeito.
3. (UEL/PR) A propósito de O cortiço, de Aluízio de Azevedo, é correto afirmar:
a) Trata-se de um importante