Resumo, perspectivas teóricas da psicologia.
Preocupa-se com as forças do inconsciente que motivam o comportamento.
Tem o médico Sigmund Freud como “pai da psicanalise”, pois foi ele quem desenvolveu a psicanalise, com o objetivo de fazer com que o paciente compreenda seus conflitos emocionais. Freud conclui que as perturbações emocionais surgem das experiências traumáticas da primeira infância.
O desenvolvimento psicossexual foi descoberto por Freud e se caracteriza por cinco fases de maturação na infância (oral, anal, fálica, latência e genital) onde o prazer muda de uma zona corporal para outra sequencialmente até atingir a atividade sexual. Havendo atenção demais ou “proibição” para qualquer uma dessas fazes o individuo pode vir a desenvolver algum conflito emocional na fase adulta.
Freud também propôs três partes para a personalidade: Id, ego e superego, onde o ID busca a satisfação imediata, o Ego representa a razão, e o Superego à consciência.gv
Também foi descrito por Freud os mecanismos de defesa, como: Repressão; Sublimação; Projeção e outros.
O psicanalista Erik H. Erikson divergia da teoria freudiana ao enfatizar as influências da sociedade, e não especialmente as biológicas, sobre a personalidade. Erikson dizia que o desenvolvimento ocorre pela passagem por oito crises ou pontos de virada durante todo o ciclo vital (Teoria psicossexual).
Perspectiva da Aprendizagem:
Na perspectiva da aprendizagem o desenvolvimento resulta na aprendizagem e é visto como algo continuo.
É a visão do desenvolvimento humano em que as mudanças no comportamento resultam da experiência ou adaptação ao ambiente; os dois principais ramos são o behaviorismo e a teoria da aprendizagem social.
Behaviorismo: Teoria da aprendizagem que enfatiza o estudo dos comportamentos e fatos observáveis e o papel previsível do ambiente para causar o comportamento.
A pesquisa comportamental baseia-se na aprendizagem associativa, que são o condicionamento clássico e o operante.
O condicionamento