Conhecimentos
Licenciatura em Letras
CONHECIMENTOS
Francine
14/05/2013
Introdução:
Conhecimento
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma determinada idéia ou a noção de alguma coisa, é incorporar um conceito novo e original sobre um fato qualquer. Ele também se infere a hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. O conhecimento não nasce do vazio, ele é um acumulo de experiencias entre uma relação entre o sujeito, ou seja, o conhecedor e o objeto alvo de pesquisa e observação.
O que nos caracteriza como seres humanos, o que nos difere dentre todos os animais, é que somos os unicos capazer de criar e transformar o conhecimento, somos capazes de ampliar cada vez mais a nossa forma de aprendizagem, criando diversos meios de passar informação e registrar nossas proprias experiencias atraves de novas formas de linguagem passando assim o nosso conhecimento de geração para geração. Existem diferentes tipos de conhecimentos:
Conhecimento Empírico A doutrina do empirismo foi definida pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século XVII. Locke argumentou que a nossa mente seria, originalmente, um "quadro em branco", sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação.
O conhecimento empirico existe desde a época das cavernas, é um conhecimento passado de geração para geração e que de certa forma deu a origem a todos os outros conhecimentos; o conhecimento empirico é obtido, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas e muitas vezes, por mero acaso.
Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.
Conhecimento Filosófico
Diferente do senso comum e do conhecimento religioso, o conhecimento filosofico é um conhecimeno racional, ele é