Do Mito à Razão
Curso: Jornalismo – 1º Sementre
Fichamento:
“Do Mito à Razão: O Nascimento da Filosofia”
Sabemos que os primeiros filósofos da humanidade foram gregos, embora tenhamos referências de grandes nomes como: Confúcio Lao Tse na China, Buda na Índia e Zaratustra na Pérsia, sua teorias estão vinculadas à religião para que se possa falar propriamente em reflexão filosófica.
Os períodos que construíram a história da Grécia antiga são constituídas em:
A civilização miscênica se desenvolve desde o início do segundo milênio, tendo o nome pela importância da cidade de Micenas de onde Agamemnon, Aquiles e Ulisses partem para conquistar Tróia.
Os Tempos Homéricos, onde vivia Homero foi destacada pela transição de um mundo rural e o enriquecimento dos senhores que fazia surgir a aristocracia dona de terras e o desenvolvimento da escravidão.
Período Arcaico , momento do desenvolvimento do comércio e conseqüente movimento de colonização Grega.
Período Clássico na época que viveram Sócrates, Platão e Aristóteles, onde se destacava a expressão democrática ateniense levando ao auge das artes, literatura e filosofia.
Período helenístico marcado pela decadência política da Grécia, com o domínio macedônio e conquista pelos romanos. Culturalmente se dá a influência das civilizações orientais.
Os aedos e rapsodos de forma oral transmitiam os mitos gregos de forma escrita e poética em praça pública. Não havia preocupação com autoria já que na época o anonimato era a conseqüência do coletivismo enquanto a autoria era individualista, além disso ainda não existia escrita na época, assim levando uma controvérsia gerando uma duvida de que Homero teria existido.
As epopéias, Ilíada e Odisséia tiveram função importante na vida dos gregos, o período micênico transmitia os valores da cultura da civilização por meio de história de deuses expressando uma determinada concepção de vida, levando as crianças a decorar os poemas de Homero que relatava