Do mito a razão
Bacharelado em Direito
Karen Oliveira de Morais
RESUMO ANALÍTICO DO CAPÍTULO VII(DO MITO À RAZÃO) DO LIVRO MITO E PENSAMENTOS ENTRE OS GREGOS.
Feira de Santana/BA
2013
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
Bacharelado em Direito
Karen Oliveira de Morais
RESUMO ANALÍTICO DO CAPÍTULO VII(DO MITO À RAZÃO) DO LIVRO MITO E PENSAMENTOS ENTRE OS GREGOS.
Resumo analítico do capítulo VII do Livro: Mito e pensamentos entre os gregos, requisitado na 1ª unidade da disciplina: Filosofia do 1° semestre do Curso de Direito da turma N02, na Faculdade Anísio Teixeira. Orientador: professor: Dr. José Ernane Carneiro Carvalho Filho.
Feira de Santana/BA
2013
Vernant, J. P. Do mito à razão. In-.Mito e pensamento entre os gregos.
São Paulo: Difel/. Edusp, 1973. cáp. 7, pág 293-319
A Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos. Os historiadores dizem que ela possui data e local de nascimento, foi no século VI antes da nossa era, nas cidades Gregas da Ásia Menor. Os gregos são os primeiros a colocar a questão da realidade numa perspectiva não mítica. Embora revelando influências do pensamento mítico anterior e contemporâneo, as explicações produzidas pelos primeiros filósofos, por volta do século VI, na colônia grega de Mileto, na Ásia Menor, são consideradas por muitos o embrião da ciência e da filosofia, ou seja, do pensamento racional. O primeiro Filósofo foi Tales de Mileto.
O Pensamento racional volta-se para as suas origens: interroga o seu passado para se situar, para se compreender historicamente.
Os pré-socráticos acreditavam que determinada substância básica estava por trás de todas essas transformações da natureza, eles não estavam satisfeitos com as explicações dos mitos. Os mitos falam em deuses como Zeus. Em uma primeira versão mítica, Zeus mata o monstro, cujo cadáver dá nascimento aos ventos que sopram no espaço o céu e a terra. A segunda versão do mito, reconhece-se a estrutura de pensamento que serve de