Proteínas RAS
A proteína RAS determinada geneticamente interage com as cascatas de sinalização, que tem inicio e é controlada pelos fatores de crescimento e os seus receptores. A RAS esta ligada ao folheto interno da membrana capaz de hidrolisar uma molécula de GTP a GDP. Quando alguns receptores tirosina quinase são fosforilados, eles recrutam proteínas adaptadoras e uma ativadora de Ras, que vai fazer com que ela libere o GDP, que logo será substituído por um GTP. A Ras-GTP fica ativa e vai propagar um sinal em cascata que terminará por promover, na maioria das vezes, a proliferação ou a diferenciação celular. Os receptores que ativam essa via são os receptores de fatores de crescimento, como o EGF (fator de crescimento epidérmico), NGF (fator de crescimento neuronal), o PDGF (fator de crescimento derivado de plaquetas), o VEGF (fator de crescimento vascular, que estimula a angiogênese).
Inflamação
São manifestações fisiológicas que envolvem as células de defesa, como os linfócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, macrófagos e plaquetas. As respostas à inflamação são eritema, calor, rubor, tumor (aumento volumétrico das células), dor, perda da função e febre. Diversas vias estão envolvidas na resposta inflamatória, muitas destas vias são controladas por citocinas e outros mediadores solúveis. A resposta inflamatória pode ser benéfica ou prejudicial ao hospedeiro.
Eicosanoides
São substancias com 20 átomos poli-insaturado de carbono derivados do ácido graxo essencial ou derivados de fontes alimentares com função de estabelecer homeostasia, são produtos do ácido linoleico que origina o ácido araquidônico e alfa-linoleico, são compostos potentes capazes de fornecer várias respostas fisiológicas. Os Eicosanoides são formados em todos os tecidos e tem ação local, são produzidos pela maioria das células exceto pelas hemácias.
O ácido araquidônico é o principal precursor dos eicosanoides, o ácido araquidônico e esse é armazenado como fosfolipídio