Administração Clássica de Fayol
Administração clássica de Fayol
Professor: Me. Cristiano D. Schimith
Alunos: Gustavo Lau Druzian (Líder)
Alana Barcellos
Aline Lermen
Cassiano Moreira da Silva
Administração Clássica de Fayol
1. Introdução
A Administração Clássica, também conhecida como Escola do Processo Administrativo, ou Enfoque Funcional da Administração, define a administração não apenas no aspecto do processo administrativo, mas também o papel dos gerentes em torno dessas funções (processos). Segundo esse enfoque a administração é um processo de tomada de decisões reunidas em quatro categorias, denominadas funções, cada uma delas um processo em si, sendo assim administrar é planejar, organizar, executar, liderar e controlar.
Jules Henry Fayol, considerado o pioneiro da Teoria Clássica da Administração, nasceu em 1841, em Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) foi o principal teórico a divulgar estas ideias. Em 1860, Fayol foi trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault, aposentando-se como diretor geral em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava a beira do desastre, os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, as fabricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase esgotadas, sendo assim Fayol conseguiu mudar este quadro lançando novos produtos e adquirindo novas minas de carvão. Aos 77 anos se aposentou, Fayol havia conseguido fazer uma empresa extremamente bem sucedida.
Nos últimos anos de sua vida, dedicou-se a divulga\r os principuios da Administração que baseava em sua experiência. Ele fundou o Centro de Estudos Administrativos onde passou a coordenar reuniões semanais que participavam de importantes industriais, funcionários do governo, escritores, filósofos e militares. Fayol chegou a lecionar na Escola Superior de Guerra da França e suas ideias foram ensinadas na Escola de Suprimentos da Marinha