TTTTTTTTTTTTT
1. Correr regularmente é uma fonte da juventude. Adia o declínio psicológico associado à velhice em quase 50%.
2. Não há nada que o impeça de correr, a não ser, é claro, uma lesão.
3. Correr melhora a resistência física. "A corrida aumenta a capacidade do pulmão captar oxigênio, melhorando o aporte de energia para o corpo, os músculos ficam mais resistentes ao esforço físico e a recuperação após o exercício fica mais rápida", afirma Mário Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da Run & Fun, SP.
4. Se você não consegue terminar uma frase sem que ela fique entrecortada, é porque está imprimindo um ritmo rápido demais.
5. Use nariz e boca para respirar. "Embora o nariz ofereça um ar “de melhor qualidade”, filtrado nos pelos da narina, e em temperatura mais aquecida para o pulmão, respirar apenas por essa via oferece uma quantidade muito baixa de oxigênio para sustentar o exercício", esclarece Silva.
6. Siga uma planilha de treinamento. É impossível melhorar sem que haja variação de ritmo e percurso e um plano para isso.
7. Não treine mais do que quatro dias seguidos, ainda que em ritmo suave.
8. O trote permite queimar as reservas de energia (gordura e carboidrato), aumenta a resistência orgânica, acostuma o músculo a usar a gordura e baixa a frequência cardíaca de repouso.
9. Não exagere. Você não vai melhorar porque correu mais do que seu amigo. "A progressão deve ser gradual", alerta Mário Sérgio.
10. Séries e repetições são fundamentais para melhorar a potência aeróbia e devem ser realizadas em ritmo de competição, para que o corpo aprenda a reciclar o lactato.
11. As séries longas, com mais de 2 000 m, geralmente são feitas em ritmo de prova. "Elas ajudam a melhorar o VO2 máx e a resistência geral para a atividade", diz o treinador. O VO2 máx é o volume máximo de oxigênio que, em uma unidade de tempo, o corpo consegue captar dentro dos pulmões, levar até os tecidos e usar na produção de energia.
12. As séries médias - de