Teoria Clássica da Administração - Henry Fayol
Este trabalho conta um pouco da vida e da obra de Henri Fayol, engenheiro de minas francês fundador da Teoria Geral da Administração. Fayol mostra a divisão do trabalho e a divisão de funções mostrando a importância do administrador, e com isto obteve inúmeros seguidores. A TGA caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Para Fayol administrar consistia em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar; para ele tudo na administração é questão de medida, ponderação e bom senso.
A vida de Jules Henri Fayol Jules Henri Fayol nasceu em Constantinopla em 29 de Julho de 1841 e faleceu em Paris em 19 de Novembro de 1925 foi um engenheiro de minas francês. Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Josephi, o último sempre hostil às ideias do pai. Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville que encontava-se em falência e Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial