toeria da administraçao
Teóricos da Administração Henri Fayol
Alexandre Carvalho Azemir Campos Francisco Junior Felipe Lucas Matos Octávio Donovan Rangel Ferreira Willian Cesar
Belo Horizonte 2010
Teóricos da Administração – Henry Fayol Página 2
Teóricos da Administração Henri Fayol
Trabalho apresentado à disciplina de Administração e Gerenciamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNATEC.
Turma: 2º Período Campus: Barro Preto
Professora: Angélica Duart
Belo Horizonte 2010
Teóricos da Administração – Henry Fayol Página 3 organizacional, pela visão do homem econômico, e pela busca da Eficiência
De acordo com Chiavenato (2004), surgia em 1916 na França a Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henri Fayol, que se caracterizava pela ênfase na estrutura Palavra - chave: Teoria Clássica, Henri Fayol
Teóricos da Administração – Henry Fayol Página 4
1. INTRODUÇÃO À TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
No inicio do século X, segundo Chiavenato (2004), dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. O americano Frederick Wilson Taylor iniciou a Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. Já o frances Henry Fayol, conforme Maximiano (2005) desenvolveu a Teoria Clássica, que originou-se nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimentos adquiridos somente pela prática e pela improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência das organizações.
Embora não tenham se comunicado entre si, partindo de pontos de vista diferentes, suas idéias constituem as bases da Abordagem Clássica da Administração. Reconhecidos, dominaram o panorama administrativos das organizações nas quatro primeiras décadas do século X (CHAIAVENATO, 2004).