Determinaçao de alcalinidade 2
CAMPUS UNIVERSAITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFESSORA: RENATA FAGURY
TURMA EMMA 2012
Junho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSAITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO 4º AULA DE LABORATÓRIO
DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE
Trabalho acadêmico referente á nota parcial da disciplina de química experimental, do núcleo da faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, orientado pela Profª. Drª. Renata Faguri.
Junho de 2013.
Objetivo
Este relatório tem como objetivo a apresentação dos resultados obtidos em laboratório através de experiências utilizando o método da titulação, realizadas com o intuito de determinar a alcalinidade da água.
Introdução
A alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada uma pequena quantidade de ácido fraco seu pH mudará instantaneamente. Numa água com certa alcalinidade a adição de uma pequena quantidade de ácido fraco não provocará a elevação de seu pH, porque os íons presentes irão neutralizar o ácido.
A alcalinidade da água é representada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato.A importância do conhecimento das concentrações deste íon permite a definição de dosagens de agentes floculantes, fornecem informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água analisada.
Para determinação final da reação de neutralização iremos utilizar um indicador, na análise de alcalinidade utilizaremos