Introdução a Gestão
Principio da Especialização: o trabalho e responsabilidades devem ser divididos entre trabalhadores e gestores. Taylor, acreditava que a chave para o sucesso organizacional consistia na cooperação e compatibilidade dos interesses dos trabalhadores, da descoberta da melhor forma de executar tarefas.
Frank e Lillian Gilbreth: desenvolveram o estudo dos tempos e movimentos focando na fadiga humana considerada causa da baixa produtividade e qualidade do trabalho, perda de tempo, aumento de rotação de pessoal, pelo absentismo, doenças e acidentes de trabalho e diminuição da capacidade de esforços.
Descobriram a melhor forma de executar uma tarefa como meio de aumentar a produtividade e a eficiência dos operários. Definiram o padrão de desempenho de qualquer tarefa com base na adopção do melhor método para sua execução.
Henry Gantt: desenvolveu uma ferramenta de planeamento, programação e controlo de projectos e operações conhecida por gráfico de Gantt, que permite analisar o progresso na execução das principais actividades e etapas de um projecto relativamente as datas de conclusão. Desenvolveu um sistema de incentivos que assentava na atribuição de prémios aos trabalhadores que atingem aos padrões de desempenho predefinidos
Teoria Clássica/Administrativa da Gestão Focaliza-se na definição das funções da gestão e na proposta de um conjunto de princípios gerais da administração que devem ser seguidos por todos os gestores durante o planeamento, organização, liderança e controlo das actividades organizacionais. Seu principal mentor foi Henry Fayol.
Henry Fayol Resumiu suas propostas fundamentais relativamente a gestao das organizacoes em 3 partes:
Teoria Clássica/Administrativa da Gestão Focaliza-se na definição das funções da gestão e na proposta de um conjunto de