Gestão - introdução á gestão
Regime: Diurno
Unidade Curricular: Introdução á Gestão
Docente: Raquel Alves
Aluna: Daniela Tavares Nº2120218
1º Semestre
I - Introdução:
Neste trabalho, optei por ilustrar uma notícia, publicada a 7 de Novembro de 2012, que se encontra na atualidade, uma vez que, o meio político, continua a debater situações semelhantes, que podem ser aplicadas muito em breve. A notícia em questão, esta remetida em anexo, tratando-se do corte Orçamental efetuado no Ensino superior Publico na Universidade de Aveiro.
Esta notícia aborda a decisão dos cortes Orçamentais implementados pelo Estado no Ensino Superior Publico, onde Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, afirma que tais cortes estarão a prejudicar a qualidade de ensino e investigação. Estas medidas iram trazer vantagens ao Estado Português devido a poupança nesse setor. No entanto, analisando a notícia em seu todo, o reitor devido a estas decisões teve que tomar medidas como fazer cortes na massa salarial de 2,5 %, chegamos, então, ao cerne da questão, isto é, com a diminuição de verbas os cortes vão-se tornar um enorme problema nas Instituições de Ensino superior, onde os Diretores terão que tomar medidas futuras como despedimentos e aumento monetário das propinas o que prejudicará o bom funcionamento dessas. Somos todos números, e não pessoas.
1- A gestão moderna assenta na redução de custos, visando amplificar o diferencial entre o custo de um produto e a sua colocação no mercado. Na questão da Educação, também poderemos falar nestes termos sendo o seu objetivo reduzir as despesas para o Estado.
Mas, um bom gestor, não pode nem deve ser frio e indiferente à massa humana que gere, que de alguma maneira é afetada pelos seus atos de gestão. Um qualquer ministro, gestor do seu ministério, antes de tomar qualquer medida, deveria ver qual o impacto que esta teria em todo o contingente por ela afetado. A meu ver, ao serem tomados estes cortes orçamentais, não