Proteção radiologica
DESENHO ORGANIZACIONAL
O desenho organizacional retrata a configuração estrutural da organização e implica o arranjo dos órgãos dentro da estrutura no sentido de aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. O desenho da estrutura organizacional deve ser função de um ambiente complexo e mutável e requer a identificação das seguintes variáveis:
1. Entradas: são as características do ambiente geral e principalmente do ambiente de tarefa(fornecedores, clientes, usuários, concorrentes, etc)
2. Tecnologias: Utilizadas para a execução das tarefas organizacionais, sejam sistemas concretos e físicos (maquinas, instalações e equipamentos), sejam sistemas conceituais e abstratos(know-how, políticas e diretrizes).
3. Tarefas ou funções: São as operações e os processos executados para obter determinadas resultados).
4. Estruturas: São as relações existentes entre os elementos componentes de uma organização, ou seja todos os esquemas de diferenciação e integração necessários.
5. Saídas e resultados: Podem ser os objetivos almejados ou os resultados esperados (quantidade e qualidade da produção, lucratividade, satisfação dos clientes, competitividade) São as medidas de eficácia organizacional.
O desenho organizacional deve preencher três requisitos principais:
1. Como estrutura básica: a estrutura básica toma a forma de descrições de cargos, organogramas, equipes, etc.
2. Como mecanismo de operação: indicando aos membros aquilo que deles é esperado, por meio de procedimentos de trabalho, padrões de desempenho, sistema de avaliação e recompensas, programações, sistemas e comunicação.
3. Como mecanismo de decisão: Permitindo meios para auxiliar o processo decisório e o processamento da informação. Incluem arranjos para obter informações do ambiente, procedimentos para cruzar, avaliar e tornar disponíveis informações para os tomadores de decisão.
A estrutura organizacional é afetada por esses três requisitos e sua interação. Daí o