Proposta Vanilla Cafe
Pontos de venda: Em SP são na maioria lojas de rua, em locais com grande circulação de pessoas, nos outros estados, concentram-se em lojas dentro de shopping’s, os quais também contam com grande circulação de pessoas.
Comunicação: O visual da marca, bem como uniformes e outros itens visuais, passam um ar de maior seriedade, não são atraentes para jovens, pois não há nenhum tipo de comunicação específica para esta demanda.
Produtos: Possui uma gama de produtos relativamente grande, considerando-se que estamos tratando de um nicho de mercado bastante específicos, onde também os apreciadores são muito exigentes com relação ao sabor e a apresentação do produto.
Cenários: O consumo de café fora de casa aumentou significativamente nos últimos anos, visto que as pessoas tomam café todos os dias, seja no trabalho, nas cafeterias ou nos restaurantes. O mercado de cafeterias tem crescido apostando no requinte e na sofisticação. Existe uma grande variedade de grãos e misturas especiais que estimulam o surgimento de novos negócios, com lojas mais sofisticadas e foco nestes cafés especiais. As pessoas buscam hoje, não apenas tomar café, mas sim uma experiência.
Perfil do Cliente: Atualmente atende à pessoas de Classe B/C, não possui muitas distinções, já que em sua grande maioria são lojas em shoppings ou em ruas “comuns” das cidades, sendo o acesso facilitado para todas as classes sociais e perfis de pessoas. Não existe nenhum tipo de segmentação específico para atender à demanda. Passa também a impressão de atender um público mais sério e de idade mais avançada.
Análise SWOT
Força
Fraqueza
Marca consolidada no mercado
Proprietários experientes em aberturas de novas franquias
Não investem muito em comunicação da marca, não é “top of mind”
Oportunidade
Ameaça
Aumento de demanda por cafeterias
Marcas que investem no segmento jovem de forma ativa