EDUCAR E CUIDAR
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporam de maneira integrada as funções de educar e cuidar.assim sendo acessível a todas às crianças que frequentam indiscriminadamente elementos de cultura que enriquecem seu desenvolvimento e inserção social, cumpre assim, um papel socializador, procurando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de atividades diversificadas.
Na instituição pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem de maneira integrada no processo do desenvolvimento infantil.
CUIDAR
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação,embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. a base do cuidado humano é compreender com ajudar o outro no seu desenvolvimento como ser humano valorizando e ajudando a desenvolver capacidades.
As atitudes e procedimentos de cuidado são influenciadas por crenças e valores em torno da saúde, de educação e do desenvolvimento infantil.
A identificação dessas necessidades sentidas e expressas pelas crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas estão dando pistas da qualidade do que estão recebendo.
Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, ser solidário as suas necessidades,confiando em suas capacidades.é necessário a construção de um vinculo entre quem cuida e é cuidado. Assim, cuidar da criança sobretudo é dar atenção a ela como pessoa que está em processo de desenvolvimento, compreendendo sua singularidade identificando e respondendo ás suas necessidades.
DEGRAU CULTURAL. Conhecimento Específicos de Educação Infantil. In:Professor de Educação Infantil. p. 170.