Case Vanilla Caffè
PLANEJAMENTO DE MARKETING – VANILLA CAFFÈ
A Vanilla Caffè, cafeteria de sucesso, conhecida por servir um excelente café gourmet, de marca própria, com produtos elaborados para paladares exigentes encontra um novo desafio: atender a um público mais jovem.
O objetivo deste planejamento é propor ações que serão importantes no entendimento e conquista desse novo público, aumentando a participação da marca Vanilla Caffè no mercado.
Rio de Janeiro, 2013
Introdução
O hábito de consumir café em padarias e cafeterias vem crescendo entre os consumidores brasileiros tornando-se cada vez mais comum entre a população, o que contribui para o setor, que pode explorar essa tendência e aumentar suas receitas.
Os cafés finos, também conhecidos como gourmet, apresentam um crescimento acentuado e, o que antes era produto de exportação, agora é comercializado no país, atendendo uma demanda de consumidores bastante exigentes.
Os fatores que explicam o crescimento do consumo de café no Brasil estão ligados às ações de promoção do produto, melhoria da qualidade e maior variedade no segmento.
Mas ainda existe um mercado a ser conquistado. Consumidores que antes não gastavam com lazer e cultura, mas hoje, devido ao aumento da renda per capita e maiores oportunidades de emprego e renda começaram a adquirir poder de compra para produtos de maior valor, como os cafés gourmet.
Ações como alterações em layout, algumas inclusões no cardápio e maior utilização de ferramentas de comunicação, fazem da proposta a ser apresentada um conceito diferenciado com objetivo de alcançar o público jovem já na inauguração da nova loja, quando da implantação da ideologia.
Análise de Mercado
1. Análise do ambiente interno
1.1 Características da organização
- Conceito da união de cafeteria a um café especial proporcionando aos consumidores uma experiência única aliando cultura, ambiente