ler e escrever
Síntese: Apontamentos a partir da perspectiva curricular. Delia Lerner
A autora começa seu texto esclarecendo algumas ideias fundamentais subjacentes à perspectiva curricular adotada: Todos os problemas enfrentados na produção curricular necessitam da contribuição da didática da língua para serem resolvidos. Ao se propor transformação didática é imprescindível levar em conta a natura da instituição. E outro problema didático que deverá ser enfrentado é o da preservação do sentido do saber.
No que se referem os problemas curriculares Lerner acrescenta que elaborar documentos curriculares é um forte desafio porque além das adversidades que envolvem todo o trabalho didático, ainda é necessário admitir a responsabilidade da ordem. E outra questão relevante é a tomada de decisões, principalmente porque essa sentença afetará muitas escolas.
Com relação à construção do objeto de ensino é destacado que o mesmo deve-se definir tomando como referência necessária as práticas sociais de leitura e escrita. Principalmente porque para se formar leitores e escritores, é necessário que a escola dedique muito tempo ao ensino da leitura e escrita.
Nesse caminho é importante ressaltar que a contribuição das ciências da linguagem é fundamental por disponibilizar auxilio definitivo para a conceitualização das práticas e por admitir explicitar alguns dos conteúdos que devem estar presentes na sala de aula.
Outro desafio encontrado é o da escolarização das práticas sociais, porque as práticas são totalidades indissociáveis e por vez dificilmente sequenciáveis. E assim, explicitar os conteúdos envolvidos nessas práticas tornará possível diminuir a incerteza que os docentes vivenciam diante da perspectiva de dedicar muito tempo escolar para exercer tais habilidades.
A autora ainda salienta o quanto é importante ler noticias com freqüência