Produção Individual Vanilla Café
a. Análise de ambiente interno
A empresa nasceu em julho de 2006 da junção de um amor comum entre um grupo de empresários. O café os fez enxergar um nicho de mercado ainda não explorado no ramo desta matéria prima.
Eles decidiram, então, usar toda sua expertise de negócios bem sucedidos e consolidados para proporcionar aos amantes e apreciadores deste grão, um momento de excelência, conforto e satisfação. Criaram uma rede de cafeterias diferenciada desde a produção e seleção da matéria prima que tem origem nas arábias até a preocupação em apresentar um cardápio diferenciado, mas que possa ser executado de forma rápida, atendendo assim as necessidades do cotidiano de seus clientes, tudo isso em um ambiente acolhedor inspirado e projetado por profissionais de gabarito, visando apenas o bem estar do consumidor final.
Hoje a marca já pode ser encontrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e ainda outras oito lojas já estão em processo de abertura. Já no primeiro ano de franqueamento a rede recebeu o prêmio máximo da franchising da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, como a melhor rede de Cafeterias e Confeitarias do Brasil.
Como uma empresa bem estrutura ela conta com três opções de formatação de loja, oferecendo ao possível franqueado um modelo que caiba no seu orçamento e nos seus planos. Elas podem ter 100 ou 40 m ou ser do tipo quiosque, uma apresentação mais modesta, mas que exige menos investimento, menos funcionários e promete uma maior rotatividade.
A comunicação é feita através de canais de internet, revistas especializadas ou focadas em seu público alvo, parcerias com outras empresas e promoções culturais que atraiam de maneira eficaz o consumidor desejado.
b. Análise do ambiente externo
Apesar de não estarmos, economicamente falando, no melhor momento para implantação e expansão de novos negócios a Vanilla mostra que está seguindo na direção certa. O prêmio