Proposta de letramento com textos multimodais
CURSO DE letras português
josiana aparecida de araujo willian stella
Proposta de letramento com textos multimodais
curitiba
2013
Caro professor
Professor,
O presente material é produto de teorias recentes acerca do trabalho com a língua, com práticas didáticas que visam a inserção gradual do aluno a reflexões sobre si mesmo como indivíduo e seu papel na sociedade. O trabalho com a língua é de extrema importância para o indivíduo, pois a linguagem é instrumento de poder e ter acesso a seus usos/variantes mais consagrados é direito de todo cidadão.
As atuais correntes teóricas do ensino de língua abragem uma gradativa inserção do aluno a novas possibilidades linguísticas, partindo de seus conhecimentos prévios. É preciso respeitar o aluno como indivíduo, reconhecer seu horizonte de expectativas e, de modo direcionado, ampliá-lo. Trabalhar com a linguagem em sala de aula envolve diferentes gêneros textuais – e orais. É na escola – e possivelmente apenas nela – que o aluno terá contato com os usos consagrados da língua. A abordagem deve incluir teoria, mas a prática não pode ser deixada de lado.
Atualmente os estudos sobre os gêneros textuais sofrem evolução constante. Se antes o processo de ensino da língua resumia-se à alfabetização, hoje existem conceitos e abordagens mais amplas. Um importante conceito é o de letramento, que compreende as práticas discursivas que fazem relação com os contextos em que foram desenvolvidos, ou seja, os contextos que os alunos vivem.
Os objetivos do letramento são os aspectos e os estudos sociais do uso da língua escrita: explorar ao máximo os ambientes que os alunos vivenciam fora da escola, valorizando seus interesses. Dentro do ambiente escolar, devemos criar espaços para a experimentação de práticas sociais letradas e contextualizadas; as práticas sociais devem ser a base e o princípio