Avaliação Parcial - formação do Brasil contemporâneo
A Era Vargas, foi marcada por praticas realizadas pelo presidente para restringir o exercício da cidadania no Brasil. O "governo provisório" foi contemplado com o fechamento do Congresso Nacional e a intervenção nos Estados.
A Revolução Constitucionalista foi um exemplo de movimento que envolve a cidadania: o povo paulista foi conduzido pelas elites que se aliaram e chefiaram o povo na luta contra o governo.
O governo constitucional,foi caracterizado principalmente pela conquista de direitos políticos e de liberdade. O governo Vargas determinou limites à cidadania, como o controle sobre o Congresso Nacional e a edição da Lei de Segurança Nacional.
O Estado Novo foi uma ditadura e eliminou os direitos políticos e individuais e impôs ao país forte repressão. Os direitos sociais avançam rapidamente, com a legislação trabalhista e previdenciária, completada em 1943 com a Consolidação das Leis do Trabalho. As leis trabalhistas foi a primeira forma que os trabalhadores virão definidas a cidadania,seus direitos de participação.O avanço da cidadania, possui um significado ambíguo, pois o governo proporcionava o direito social antes da expansão dos direitos políticos. Os trabalhadores foram incorporados à sociedade por virtude das leis sociais e não de sua ação sindical e política.
O período entre 1945 e 1964 foi caracterizado pela liberdade individual garantida, salvo algumas exceções. Esse período pode ser considerado a primeira experiência democrática em toda a história do país. O voto popular foi estendido e as eleições