planejamento
PLANO DE ENSINO - 2015 / 2º SEMESTRE
CHS - Ciências Humanas e Sociais
Curso: Direito
Semestr 1º
Professor
Turno Diurno/Noturno
Cristiane Melo
Disciplin História do Direito
C/H
02
Professor
C/H
40
EMENTA
Estudo do Direito como fenômeno de regulação da conduta e desenvolvimento humano e suas respectivas mudanças no decorrer dos anos em função da alteração das condições históricas e sociais das sociedades ao longo dos séculos.
OBJETIVOS
Cognitivos
Desenvolver o raciocínio crítico com a finalidade de compreender os motivos que levam à modificaçao dos sistemas jurídicos ao longo da História, bem como conhecer de forma cientifica quais instituições jurídicas foram utlizadas ao longo dos séculos, fazendo a trasnposição de conceitos do direito passado a fim de auxiliar na compreensão do direito atual.
Habilidades
Comparar, cientificamente instituições e sistemas jurídicos diversos, entendendo o que funcionou e o que foi descartado ao longo da história, como forma de facilitar a aplicação do direito contemporâneo.
Atitudes
Estimular o interesse pela pesquisa e de conhecimento do Direito como fenômeno histórico e não como mera interpretação literal de normas jurídicas.
Raciocínio critico e respeito pelas opinioes alheias em temas polêmicos.
Fortalecimento de leitura de formaçao em complemento às matérias dogmáticas.
UNID.
I
C/H
6
II
4
III
8
IV
2
V
6
VI
6
VII
6
VIII
2
Conteúdo
O DIREITO NA ANTIGUIDADE
Apresentação do professor, do plano de ensino e da estrutura da biblioteca para pesquisa;Breve linha histórica evolutiva do Direito;O Direito dos povos sem escrita; O Direito hindu; Direito, Mito e Religião; O
Direito Egípcio e suas principais características; Direito Hebraico e Direito na Mesopotâmia.
O DIREITO NA GRÉCIA ANTIGA
Aspectos do Direito Grego na antiguidade;Direito, filosofia, equidade e justiça;Principais instituições jurídicas do Direito Grego antigo;Contribuições ao mundo moderno;A laicidade do Direito na