Obras Escolhidas (Karl Marx) Fichamento
01
LENINE, V.I. Obras Escolhidas (Karl Marx) 2ª Ed. São Paulo. Alfa Omega, 1982.
“Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier ( Prússia renana ). [...] Em Berlim, aderiu ao círculo dos hegelianos de esquerda( Bruno Bauer e outros ) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. [...] O desenvolvimento das ideias do hegelianismo de esquerda fazia, na Alemanha, rápidos progressos. A partir sobretudo de 1836,LudwingFeuerbach começa a criticar a teologia e orientar-se para o materialismo, a que, em 1841, adere completamente ( A Essência do Cristianismo ); em 1843 aparecem os seusPrincipios da Filosofia do Futuro. É preciso (...) ter vivido a influência emancipadora desses livros, escreveu mais tarde Engels, a propósito destas obras de Feuerbach. Nós, (isto é, os hegelianos de esquerda, entre eles Marx) imediatamente nos tornamos feuerbachianos.” (Pag. 4).
“A sua atividade de jornalista tinha feito compreender a Marx que os seus conhecimentos de economia política eram insuficientes e por isso lançou-se a estudá-la com ardor. [...] A sua mulher pertencia a uma família nobre reacionária da Prússia. O irmão mais velho de Jenny Von Westphalen foi ministro do Interior da Prússia numa das épocas mais reacionárias, de 1850 a 1858. [...] Emigrado depois de 1848 e partidário de Bismarck depois de 1966 – 1870). [...] Em setembro de 1844, Friedrich Engels esteve em Paris por uns dias, e desde então tornou-se o amigo mais íntimo de Marx. Ambos tomaram uma parte muito ativa na vida agitada da época dos grupos revolucionários de Paris, e numa árdua luta contra as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês, elaboraram a teoria e a tática do socialismo proletário revolucionário.[...].” (pag. 5)
“Marx e família viviam literalmente esmagados pela miséria, sem o apoio financeiro constante e dedicado de Engels, Marx não só não teria podido