Proposta de Intervenção Psicopedagógica
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda uma intervenção psicopedagógica para uma criança de 7 anos de idade que apresenta diversas dificuldades cognitivas, emocionais e funcionais. Na intervenção utilizou-se como método Jogos e Brincadeiras Diversas.
Essa intervenção tem por objetivo compreender, explicitar e corrigir as dificuldades citadas de B.T.
A proposta de intervenção aqui apresentada vem para meu crescimento, afinal, é um processo de aprendizagem indispensável, a fim de enfrentar desafios q eu provavelmente ocorrerão num futuro próximo de um psicopedagogo. É uma grande oportunidade de assimilar o conteúdo oferecido e apresentado, conhecer o funcionamento e a didática de uma intervenção. De acordo com Adriano Martins Pinheiro (2008)
“... pedagogicamente falando, sabemos que o aprendizado é muito mais eficaz quando adquirido por meio de uma experiência.”
O presente trabalho utiliza-se de fundamentação teórica, tanto para explicitar as dificuldades de B.T. quanto para a aplicação da intervenção.
Aqui abordarei um pouco do método escolhido para a intervenção psicopedagógica, sua importância , os jogos escolhidos, o objetivo de cada um deles, como foi trabalhado cada um deles e em que dificuldades agiu , relatando também o resultado esperado.
2- DESENVOLVIMENTO
B.T. criança de 7 anos que vive com a mãe e cursa o 2º ano do ensino fundamental apresenta obstáculos epistêmicos, que segundo Jorge Visca, ninguém aprende além do que sua estrutura cognitiva lhes permite e isso foi observado durante o diagnóstico operatório.
B.T. apresenta também problemas emocionais, é ansioso, inseguro, tenso e tem baixa auto estima. Esses fatores podem ocorrer pelo fato de viver somente com a mãe, partindo do pressuposto que a figura paterna não é presente.
O método escolhido para aplicar a intervenção foi os jogos e as brincadeiras diversas.
A