Piaget
POSSIBILIDADES E LIMITES
A RELATIVIDADE DO CONSTRUTIVISMO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
Atualmente o construtivismo se apresenta como uma proposta pedagógica para a escola,segundo alguns, ela se fundamenta sobretudo na teoria de Piaget acerca da construção da inteligência, talvez uma relação tão direta seja excessiva com respeito à teoria piagetiana.
Uma proposta pedagógica abarca o funcionamento de uma escola, contendo uma dimensão psicopedagógica é mais ampla e contém uma especificidade diferente da encontrada nas teorias psicológicas.
Vivemos hoje as marcas produzidas em épocas passadas no cenário da cultura educacional brasileira, a marca que promove a derivação direta da teoria psicológica para uma proposta pedagógica tem suas raízes na Escola Nova, que consolidou a relação entre psicologia e pedagogia, a relação entre pedagogia e psicologia importa e muito, pois trata de produção do conhecimento, e da produção dos próprios sujeitos nela envolvidos: professor e aluno.
A relação entre uma teoria psicológica e a intervenção psicopedagógica fica mais próxima, dando base para reflexão sobre o construtivismo, a intervenção psicopedagógica atua na aprendizagem, na produção do conhecimento, centrando-se nos sujeitos aí envolvidos.
A referência da intervenção psicopedagógica é a aprendizagem, enquanto construção do conhecimento, que acontece na escola um lugar privilegiado, a intervenção psicopedagógica se refere à escola, embora não somente a ela, refere-se prioritariamente a um sujeito que se dispõe ao conhecimento. Trata-se de hipóteses sobre o sujeito em seu processo de construção do conhecimento, uma teoria sobre a construção da inteligência é relevante para sustentar uma intervenção psicopedagógica.
RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DE PIAGET E A INTERVEÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Ao demontrar como ela é constuída, Piaget entende que a inteligência é aprendida, sem situar-se no behaviorismo, para essa