Intervenção Psicopedagógica - Estudo de Caso B.T
Vanessa da Silva Laranjeira Heringer
INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma compreensão do processo de aprendizagem humana, incluindo seus padrões de desenvolvimento e a influencia do meio nesse processo. Focando seu estudo para processo de aprendizagem, diagnostico e tratamento dos seus obstáculos, sendo o psicopedagogo responsável por detectar e tratar possíveis obstáculos no processo de aprendizagem tanto da forma individual como em grupo.
A dificuldade no processo de aprendizagem se caracteriza por um funcionamento substancialmente abaixo do esperado considerando a idade cronológica do sujeito seu quociente intelectual, que interfere significativamente no seu rendimento escolar e/ou na sua vida cotidiana.
Com o objetivo de minimizar e/ou superar os fatores responsáveis pela dificuldade da aprendizagem faz-se necessária uma intervenção psicopedagógica que é uma proposta de trabalho, desenvolvida diante de um diagnóstico para auxiliar o avaliando nas suas dificuldades diante do processo educacional e social.
Neste ponto, cabe ao psicopedagogo perceber perturbações no processo aprendizagem após uma avaliação, elaborar uma proposta interventiva, para aplicar junto ao avaliando e/ou à instituição, buscando um trabalho lúdico e diferenciado favorecendo a integração, promovendo orientações para superar as dificuldades apresentadas. O objetivo deste trabalho tem o propósito de abordar como se processa a aprendizagem através do olhar psicopedagógico e conseqüentemente nos levar a uma reflexão sobre o problema de aprendizagem valorizando a importância da intervenção psicopedagógica e seus elementos, em um proposto diagnóstico.
DESENVOLVIMENTO
Historicamente, a intervenção psicopedagógica vem ocorrendo na assistência às pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, tanto no diagnóstico