Licenciatura em matemática
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
1) Quais são suas expectativas em relação ao curso?
As expectativas são as melhores, não é a primeira vez que tenho o prazer de ser uma cursista da escola aberta, todas as vezes que concluo um estudo com os cursos oferecidos pela a instituição eu sempre me surpreendo com a qualidade dos ensinamentos, com a qualidade do aproveitamento, com a qualidade do desenvolvimento enquanto profissional em educação. Espero aprender mais sobre minha área, aprimorar os meus conhecimentos e principalmente reavaliar os meus conceitos enquanto profissional.
O QUE VOCÊ PENSA DISSO.
2) Você, certamente, toma decisões frequentes de intervenção em várias dimensões da prática educacional. Estas intervenções também são compreendidas como “psicopedagógicas”. Faça uma lista de intervenções que você já realizou e reflita sobre as relações entre elas e o conhecimento psicopedagógico. Registre no Memorial.
Ao se considerar a prática educacional na escola, deve-se evitar a “sedutora e cômoda tentação” de aceitar fórmulas genéricas e pré-estabelecidas de intervenção, pois assim como não há escolas “em abstrato”, não se pode projetar a ação educativa a partir de um modelo inflexível e descontextualizado de aluno. Muitas são as ações educativas na escola que trabalho os projetos de intervenção como, por exemplo, “recepção e acolhimento dos novos alunos”, “passagem da 4a para a 5a série”, “orientação de estudos”, “orientação sexual” e “orientação profissional”, são métodos de intervenção que fazemos. A intervenção educativa deve, contudo, incorporar princípios flexíveis capazes de contemplar as particularidades pessoais e culturais, escolares e sociais, tendo como alvo os processos de desenvolvimento, personalização, socialização, humanização e libertação. Trata-se, portanto de uma prática essencialmente pedagógica que ganha sentido pela sua conotação política.
3) Quais as ações que o autor